Olá novamente a todos, desta vez vou oferecer meu conhecimento para outro grande aspecto do jogo, os status especiais- Guia sobre os status especiais.

Testando

Lembre-se de que as informações abaixo não são oficialmente divulgadas pela GTA, mas é um esforço bastante valioso para explicar matematicamente como os status especiais são calculados.
Todas as fórmulas apresentadas abaixo são comprovadas testando diferentes personagens em milhares de ataques direcionados um ao outro. O processo de validação envolveu muitas fórmulas compatíveis acumuladas, e apenas uma delas deve estar correta.
Para encontrar a fórmula verdadeira, tive que verificar se as instâncias ocorridas por cada status dos milhares de ataques, corresponder às porcentagens fornecidas por uma das fórmulas compatíveis, que obviamente seria a correta.

Uma grande parte dos testes ocorreu ao duelar com os personagens abaixo:

A peculiaridade de seus status me permitiu chegar às minhas conclusões mais rapidamente. E sim, essa garota é dona do Elysios!
Os testes envolveram cerca de 50 duelos entre os acima citados, com aproximadamente 172 ataques em cada luta.

Além desses personagens, eu também gravei 15 clipes de personagens de vários BR e especiais, para provar que minhas fórmulas estão realmente corretas em diferentes cenários.
Lembre-se de que, para um total de 66 vídeos gravados, alguns foram de 2 minutos, outros de 5 e outros tinham até 15 minutos cada.
Eu tive que fazer uma pausa a cada segundo apenas para anotar se o personagem acertou, se esquivou/bloqueou, fez um crítico etc.

Foi um processo longo e árduo, mas fico feliz que tenha valido a pena no final.

Os Status Especiais

 

Os Status Especiais (ou status 6-d) são compostos por 6 estatísticas, que são mostradas na Tela de Personagem para todo mundo ver.
São eles: Acerto, Esquiva, Perfuração, Bloqueio, Crítico e Resiliência. Ao tocar no botão “Informações sobre status” no menu de Personagem, na aba de Informações, você pode ler uma explicação rápida de cada estatística no jogo. Os Status Especiais também são explicados no final.

Somente o status de bloqueio não é explicado , possivelmente por acidente. Bloqueio aumenta a chance de bloquear o ataque de um inimigo e receber menos dano que o normal.
IMPORTANTE 1: O bloqueio reduz os danos recebidos em 50%.
IMPORTANTE 2: Quando você bloqueia, isso não significa que seu oponente não causou um CRIT. Você simplesmente bloqueará metade do dano Crítico dele, mas a tela nunca mostrará que foi um Crit , apenas escreverá “Block”.
IMPORTANTE 3: ACERTOS ELEMENTAIS PODEM SER CRÍTICOS! Mas eles nunca escreverão crítico neles. Eles sempre serão mostrados como dano aumentado dos disparos de Frost (Gelo), Fire (Fogo) ou Lightning (Raio).
IMPORTANTE 4: Existe um status oculto chamado ”Disparo Elemental” e não tem nada a ver com as chances de disparo ELE das suas skills. É a chance de disparo inerente de um personagem para causar disparos de Dano Elemental dos ataques normais.
*O ponto 4 será discutido em um guia posterior, que explicará os procs (chance de ocorrência) elementais.

Todos nós tivemos a vaga ideia de que os Status especiais atuam como mediador em batalhas PvP, para determinar as chances que um personagem tem de conseguir seus acertos, perfuração, bloqueio, esquiva, crítico ou evitar levar um crítico. O que não está bem explicado é que nenhuma chance desses status pode ser determinada se não houver um oponente para comparar seus status. O que a frase acima significa é que você não pode simplesmente ver a tela do seu personagem e dizer “tenho 38% de chance de causar um acerto crítico”. Todas as porcentagens dadas pelos status acima e, consequentemente, adicionadas ao seu personagem são dinâmicas e acabam sendo determinados apenas com um oponente na sua frente, medindo seus Status Especiais com os dele.

BR não desempenha absolutamente nenhum papel na determinação da chance de um Status Especial para um personagem. Mesmo se um jogador estiver 10 bilhões de BR atrás de outro, mas sua Resiliência for maior que o Crítico do outro, as chances do jogador de BR mais alto dar um Crítico em um de menor BR provavelmente serão inexistentes. No entanto, isso não significa que as chances de status especiais não possam ser alteradas por outros fatores. Exemplos disso são: o Set Twilight, os talentos, a função Despertar do equipamento e muitos outros, que têm certos exemplos que estão mudando ativamente as chances dos status especiais de alguém.

Outra coisa importante sobre os Status Especiais que não é realmente conhecida é que o jogo em si não faz cálculos 6 + 6 (6 por personagem, 1 para cada um de seus especiais) ao tentar determinar a chance de cada status especial quando dois personagens lutam.
Assim como os status ocultos, nas quais DR% e CDR% atuam apenas como variáveis ​​de dedução (ou redutores) nos cálculos de ED% e CD%, o mesmo ocorre com os status especiais.

Portanto, o jogo leva em consideração os três cálculos a seguir por personagem ao tentar determinar a chance dos Status Especiais:
1. Minha Esquiva contra o Acerto do inimigo
2. Meu bloqueio contra a Perfuração do inimigo
3. Meu crítico contra a resiliência do inimigo

O jogo, por exemplo, não leva em conta ”meu acerto contra a Esquiva do inimigo”. Mas leva em conta “A Esquiva dele contra o meu Acerto”, para determinar obviamente a chance de Esquiva do oponente contra mim.
Com isso em mente, podemos determinar Esquiva, Bloqueio e Crítico como Status Especiais Primários, e Acerto, Perfuração e Resiliência como Status Especiais Complementares.
É de salientar que tanto os Status Especiais Primários e Complementares são igualmente importantes, e esses são apenas títulos dados a esses status para o bem deste guia, para esclarecer a forma como o jogo calcula esses status.

Já que a base referente ao cálculo de status especial foi estabelecida, agora podemos prosseguir com a revelação das fórmulas exatas para esses cálculos.
A fórmula para um status especial é a seguinte:

(meuEspecialPrimário-EspecialComplementarinimigo) / (meuEspecialPrimário+10000)
exemplo: (minhaEsquiva-Acertoinimigo) / (minhaEsquiva+10000)

*NOTA: quando o resultado é menor que 0, ele imediatamente se torna 0.

A adição ‘+10000’ é o que torna impossível qualquer status especial atingir um valor puro de 100%. Pode chegar a 99.**, mas nunca atingirá 100%.
O resultado é uma porcentagem, portanto, se o valor encontrado for 0,59, você multiplicará por 100 e encontrará 59%.

Agora, é aqui que o conhecimento prévio dos Status Especiais alcançou, de acordo com os autores chineses, mas será que realmente é onde termina?
Para aprofundar o assunto, vamos começar a comparar os dois personagens abaixo:

Agora, se tentássemos pegar o status de Acerto da Sorceress e remover o atributo Esquiva da Bladedancer, a Sorceress receberia valores negativos, tendo praticamente 0% de chance de Acerto!
É por isso que apenas os status Primários iniciam o cálculo e os Status Complementares atuam como redutores.

De acordo com os status acima, calcularemos a chance de esquiva que a Bladedancer tem contra o Acerto da Sorceress:
(806537-743634) / (806537+10000) = 62903 / 816537 = 0.077 => 7.7% de Esquiva

Certo, agora temos um número, uma porcentagem. Agora podemos assumir que a Bladedancer se esquiva de 7,7% dos ataques. Mas é isso realmente o que está acontecendo?

Depois de todos os meus numerosos testes, descobri que esse número está muito distante da ocorrência real da chance de esquiva neste caso.
Isso ocorre porque existem mais cálculos e mais variáveis ​​a serem levados em consideração, para encontrar a verdadeira chance de Esquivar ou Bloquear.

O teste dos personagens alternativos mostrados no topo deste guia me levou à conclusão de que a chance de acertar um personagem depende dos valores distribuídos das estatísticas de Esquiva e Bloqueio do inimigo.
Resumindo, as estatísticas de Esquiva e Bloqueio são dinamicamente divididas com base na proporção de Esquiva e Bloqueio de um personagem, criando uma nova estatística variável que chamaremos de Agilidade.

Portanto, a fórmula acima não encontra a chance real de desviar/bloquear etc. de um personagem, mas nos fornece um fator (em %) do status que estamos tentando calcular.
Agilidade é a palavra para descrever a proporção de Esquiva e Bloqueio de um personagem em comparação com o Acerto e Perfuração do seu oponente.

A fórmula de Agilidade é a seguinte:

(meuFatordeEsquiva+meuFatordeBloqueio) / 2

É isso mesmo, parece fácil. Ou seja, até você finalmente descobrir que o jogo reserva metade da chance de ser acertado pela estatística de esquiva e a outra metade pela estatística de bloqueio.
Se o seu fator de esquiva for 76%, mas o fator de bloqueio for 0%, você não evitará ataques 76% das vezes, mas (76%+0%)/2 = 38%.

IMPORTANTE: A declaração acima nos leva à conclusão de que Bloqueio e Esquiva devem estar em pé de igualdade entre si ou ser distribuídos para tentar alcançar um ponto ideal, dependendo se você deseja se esquivar ou bloquear com mais frequência, porque cada uma desses status afeta a chance de ocorrer pela metade e faltando um status afeta a chance do outro.
Obviamente, mesmo que suas estatísticas de esquiva e bloqueio sejam mais ou menos iguais, sempre haverá o oponente que você está enfrentando, onde as estatísticas de Perfuração e Acerto podem alterar a equação de outras maneiras.

Crítico não é calculado da mesma maneira, pois é mais direto por não ter nenhum outro status contestando sua chance.
Se conseguirmos encontrar a chance real de Acerto, o Fator Crítico pode ser multiplicado pela chance de Acerto para encontrar a verdadeira Chance de Crítico dessa porcentagem de Acerto.

A Chance de Acerto de um personagem é encontrada assim:

100% – Agilidade do Inimigo

Se, por exemplo, nosso inimigo tem uma Agilidade de 23%, nossa chance total de acertar contra ele é de 100-23% = 77%.
E se nossa Chance de Crítico for de 8%, isso significa que lidaremos com críticos de 8% de nossos 77% de Acerto (chance de crítico real: 8% * 77% = 6,16%).

Portanto, a verdadeira fórmula da Chance de Crítico é a seguinte:

((100% – Agilidade do Inimigo) + % de Bloqueio do Inimigo) * meuFatorCrítico

Nós adicionamos o fator de bloqueio do inimigo, porque os acertos bloqueados também podem ser críticos, não importa se não é mostrado na tela.

Taxas de Esquiva e Bloqueio

Se você comparar um personagem muito forte a um fraco, descobrirá que ele pode ter 97% de Fator de Esquiva e 95% de Fator de Bloqueio, então como o jogo determina se você esquiva ou bloqueia um ataque, já que os dois estão próximos de 100%?
Para esse cálculo, é por isso que também precisamos encontrar as taxas de esquiva e bloqueio de um personagem.
Eles determinarão qual estatística está sendo priorizada, levando em consideração a distribuição de Esquiva e Bloqueio em seu personagem e, em seguida, reduzindo o Acerto e Perfuração do oponente.

A taxa de esquiva é encontrada da seguinte forma:
(minhaEsquiva – Acertoinimigo) / ((minhaEsquiva-Acertoinimigo)+(meuBloqueio-PerfuraçãoInimiga))

A taxa de bloqueio é encontrada da seguinte forma:
(meuBloqueio – PerfuraçãoInimiga) / ((meuBloqueio-PerfuraçãoInimiga)+(minhaEsquiva-Acertoinimigo))

Se os resultados acima forem maiores que 1, eles imediatamente se tornarão 1.
Se os resultados acima forem menores que 0, eles imediatamente se tornarão 0.
O resultado é uma porcentagem, portanto, se o valor encontrado for 0,59, você multiplicará por 100 e encontrará 59%.

Agora que conhecemos as taxas de esquiva e bloqueio, podemos realmente encontrar a chance real de esquivar e bloquear de um personagem, multiplicando cada um deles pela agilidade do personagem, da seguinte maneira:

Chance real de esquivar:

minhaAgilidade * minhaTaxadeEsquiva

Chance real de bloqueio:

minhaAgilidade * minhaTaxadeBloqueio

Calculadora de Status Especial

Não vou cansá-lo mais com fórmulas, pois quase chegamos ao final da jornada deste guia.

Com todo esse conhecimento em mente, compilei uma ferramenta muito útil que permitirá que você use esse conhecimento sem precisar de um pedaço de papel e uma caneta sempre que desejar calcular seus Status Especiais contra os de um oponente.

Você pode receber a Calculadora de Status Especial abaixo, já que anexei a este guia.
Ou você pode trabalhar nela online, acessando este link.
Você pode substituir apenas as caixas coloridas.

Exibindo a Calculadora

Vamos tentar usar essa ferramenta para medir os Status Especiais de dois oponentes juntos e encontrar suas chances especiais um contra o outro.
Para os fins deste guia, o cálculo incluirá Loki do servidor EU-782 e Davidmage do servidor EU-444, apresentando seus Status Especiais como eram em 07/03/2018.
Esses dois personagens estão entre os melhores da Europa, tendo não apenas alto progresso BR, mas também uma enorme quantidade de status especiais e ocultos em comparação com outros jogadores de BR alto.

Não se deixe enganar pela diferença de BR. Loki é um personagem mais novo, mas o investimento em seu personagem é muito maior em relação ao seu tempo de jogo.
No entanto, Davidmage é um personagem mais antigo e, embora seu BR possa parecer menor, seu recurso de Gem e a alocação de Status Ocultos são naturalmente fortes.

Colocando suas estatísticas especiais na calculadora, podemos ver que a chance de acerto de Loki contra Davidmage é de 93,91%, e a chance de acerto de Davidmage contra Loki é de 97,38%
Desses acertos, Loki vai causar crítico em 6,93% deles, enquanto Davidmage vai causar crítico em 13,29% de seus acertos.
Loki tem 0% para se esquivar durante a luta, então ele não verá nenhum ”Dodge” na tela. Sua chance de bloquear é de 2,62%.
Davidmage também tem alguma chance de bloquear, e pode bloquear 6,09% dos ataques de Loki. Sua chance de esquivar contra Loki também é de 0%.

Conclusão

Agora, lembre-se de que os cálculos acima levam em conta apenas a alocação de Status Especial de cada personagem.
Se, por exemplo, um personagem tem 0% de Esquiva contra outro, isso NÃO significa que ele nunca verá um ”Dodge” na tela, e isso ocorre porque os Status Especiais e as chances de cada personagem TAMBÉM são dinamicamente alteradas por talentos, itens, habilidades, recursos etc.
Por exemplo, esses talentos podem alterar essas estatísticas durante uma luta, depois de lançar as respectivas habilidades:

3

Quando você estiver tentando testar esta calculadora, tente e leve em conta todos os parâmetros envolvidos antes de fazer a suposição de que ela dá resultados errados.
Fiz a maior parte dos meus testes com personagens que não obtêm vantagens de Chances Especiais através de outros recursos, mas pode não ser o caso dos seus personagens.

Minha paixão por revelar as fórmulas exatas do jogo me mantém continuando com isso, apesar de ficar muito frustrante em momentos em que eu não conseguia chegar a um resultado final.
Espero que este guia ajude todos na comunidade a revelar os pontos fracos do seu personagem em relação a especiais contra aquele outro oponente com o qual você está sempre preocupado.

Espero que este guia ajude todos os membros da comunidade a revelar as fraquezas do seu personagem nos estágios contra o outro oponente que ainda o preocupa. Se você tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda, teremos prazer em ajudá-lo. Você é bem-vindo em nosso grupo, CLICK HERE. Ou entre em contato com os administradores do site. Gostaria de informar que você também pode nos encontrar no Facebook!